terça-feira, 6 de julho de 2010

CAJURU TEM A MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL














Nesta semana Cajuru brilhou nos noticiários dando muito orgulho a todos nós. O grande feito que mereceu a atenção da mídia nacional foi o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgado pelo MEC e que colocou nosso município no topo, como a melhor Educação do país.

Na avaliação de 1a a 4a séries, Cajuru conseguiu média 8,6 e classificou 6 escolas municipais entre as 10 melhores:


1ª -“EMEB Aparecida Elias Draibe” – Cajuru – 9,0
2ª -empatam as escolas “EM André Ruggeri” e “EM Dom Bosco” – Cajuru – 8,8
4ª- “EM Mousart Alves da Silva” – Cajuru – 8,5
5ª -“José Alves Palma da Silva – Zezito” – 8,3
6ª -“EMEF Thereza Gabriel Zoccal” – Neves paulista – 8,3
7ª - “EM Jardim Onélia Menta” – Cajuru – 8,2
“O mérito é de todas as unidades educacionais, mesmo as que não foram avaliadas pelo IDEB, como as creches e educação infantil, sabemos da importância e investimos para que a Educação comece cedo, nos primeiros anos”, ressalta a secretária de Educação Isabel Ruggeri.
Em entrevistas à mídia nacional, que na segunda-feira marcou a agenda do prefeito, João Ruggeri explicou que “do orçamento de 2009, R$ 34 milhões, 30% foi destinado à Educação (5% acima do exigido)”. A secretária de Educação, Isabel Ruggeri, acrescentou que “o município investiu no professor, dando condições para que fizesse o curso superior em pedagogia, além de capacitá-lo com cursos semanais, fóruns e palestras sobre Educação e motivação; para os alunos, o município oferece sistema apostilado, aulas de reforço, material escolar, uniformes, merenda balanceada, transporte adequado e busca sempre envolver os pais nas atividades educacionais”.
Mas não é só isso. A Rede Municipal conta com o Centro de Atendimento Educacional (CAE) que atende alunos nas especialidades: fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia. Também as salas de exibição de filmes (cinemas) nas unidades escolares vêm complementando o aprendizado e despertando no aluno o senso crítico.
Além de tudo, o município conta com o eficiente trabalho de ouvidoria, que sempre atenta, acompanha as ausências do aluno e se ele faltar por mais de dois dias, a ouvidora vai em sua casa saber o porque. Se for detectado algum problema social ou de saúde, o aluno é encaminhado às unidades municipais competentes, como a Assistência Social e a Saúde. Se o problema for de aprendizado, o aluno vai ao CAE para atendimento com fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo. Isso resulta em mais um mérito para Cajuru, que zerou a evasão escolar.

Extraído do Site da Prefeitura de Cajuru

Um comentário:

  1. Cajuru é o exemplo para todo o Brasil. Parabéns aos educadores e administradores. E em especial,o parabéns a todos os alunos.

    ResponderExcluir