terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Culinária: bacalhau ao forno

INGREDIENTES


500 g de bacalhau do Porto

01 xícara (chá) de leite

02 colheres (sopa) de azeite de oliva

1/2 pimentão vermelho

1/2 pimentão verde

01 cebola grande

1/2 xícara (chá) de azeitonas sem caroço fatiadas

02 tomates sem pele e sem sementes

04 ovos cozidos

01 vidro de leite de coco

06 fatias de pão de forma sem cascas

01 lata de creme de leite

500 g de batatas pequenas ou médias



PREPARO

Coloque o bacalhau de molho em água com antecedência de 24 horas, trocando a água de vez em quando. Após estar dessalgado retire a pele, abra-o em lascas pequenas, e deixe de molho em uma xícara de leite. Reserve.

Cozinhe as batatas com cascas e com um pouco de sal. Quando estiverem macias retirar da água e esfriar em água corrente. Retire as cascas e possíveis manchas. Parta em fatias grossas e reserve

MOLHO

Em uma panela de fundo grosso coloque o azeite, sem deixar aquecer muito. Coloque as cebolas picadas e mexa até ficarem transparentes. Adicione os pimentões picados e as azeitonas e frite um pouco. Então retire o bacalhau do leite e coloque na panela, deixe agregar sabor, mexendo sempre, para não queimar.

Acrescente os tomates sem pele e sem sementes, picados. Deixe fritar mais um pouco e adicione o leite de coco e as fatias de pão de forma esfareladas. Deixe levantar fervura, adicione 2 ovos cozidos picados grosseiramente e por fim o creme de leite (pode ser com soro). Retire do fogo. Em um refratário grande, untado com azeite de oliva, forre o fundo e as laterais com as fatias de batatas. Sobre elas coloque delicadamente o molho preparado.

A decoração também é parte do prato, por cima coloque fatias de ovos reservados, assim como fatias de pimentões, tomates e azeitonas. Leve ao forno por uns quinze minutos para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário