domingo, 6 de junho de 2010

Professora Ana Paula

A notícia sobre a agressão sofrida pela professora Ana Paula, da escola Cônego Macário, em Santo Antônio da Alegria, repercutiu em toda região e os seus colegas de magistério da Rede Municipal encaminharam um manifesto para a Câmara Municipal com 47 assinaturas.


O manifesto foi redigido com o seguinte teor:

“Nós, da rede municipal de ensino, servimo-nos desse instrumento afim de requerer junto a Vossa Excelência uma atenção especial ao caso da nossa colega de trabalho, a professora Ana Paula Ferreira da Silva. Uma profissional dedicada, competente, que tem o compromisso com a educação das crianças e jovens da nossa cidade. Ela trabalha com responsabilidade e cobra que os alunos não somente passem pela escola, mas levem ensinamentos para a vida. O compromisso desta profissional com a educação é tamanho que no último dia 22 de abril, ela chamou a atenção de dois adolescentes por estarem conversando e dessa forma atrapalhando o desenvolvimento de sua aula e o aprendizado dos mesmos. Contudo, sua ação desencadeou a ira da mãe de um dos jovens que a procurou e num ato de extrema violência e covardia, agrediu verbal e fisicamente a professora Ana Paula. Isso provocou grande indignação na sociedade alegriense, em geral: alunos, pais, munícipes, professores atuantes e aposentados, que não admitem tamanho desrespeito
e violência à figura da pessoa que tem a precípua finalidade de ajudar a educar. Há algum tempo, esse grupo de profissionais (professores) gozava de uma posição de respeito e atualmente vê-se desvalorizado por uma grande parcela da sociedade.


Muitas vezes, percebe-se que o pai não considera o professor como um aliado, e, em alguns casos classifica-o até como um inimigo. Sendo assim, deixamos claro o nosso apoio à professora Ana Paula, entendendo que ela, no cumprimento de seu dever, queria apenas contribuir de forma efetiva para a formação integral do aluno, quando chamou-lhe a atenção, porque a função do professor hoje em dia é muito maior do que ser mero transmissor de conteúdos”.
A Câmara acolheu o manifesto dos professores e em sessão no dia 24 de maio, os nove vereadores aprovaram e assinaram um ofício que foi encaminhado ao delegado de polícia de Santo Antônio da Alegria.


No ofício, os vereadores cobram uma resposta rápida diante da grande comoção que a agressão à professora causou na cidade, que nunca registrou em sua história tamanha barbárie. Ressaltaram também o esforço dos educadores que contribuem para que Santo Antônio tenha um dos melhores índices de qualidade de ensino do Brasil. E isso se deve aos professores e funcionários da Educação.

Por fim, requerem a instauração do inquérito policial e apuração dos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário